Qual a importância do primeiro emprego?



Olá galera, tudo ótimo?


Começamos nossa sétima e última semana, falando sobre um assunto muito curioso, onde fomos buscar informações com nossos pais e amigos referente ao que eles pensavam sobre a importância do primeiro emprego, e com base nisso iremos responder a grande pergunta: “porque o primeiro emprego é tão importante?” Bom, então vamos responder a essa pergunta de uma forma bastante concreta, afim de você entender.

Atualmente, a dificuldade encontrada pela juventude para conquistar a primeira ocupação no mercado de trabalho está ligada a uma serie de fatores entre eles, a qualificação profissional, dificuldade do sistema educacional em acompanhar o dinamismo do mercado, o ritmo de crescimento econômico longe do necessário. Assim podemos dizer que, de um lado estão empresas que buscam profissionais cada vez mais qualificados, seja tecnicamente ou por meio de diplomas do ensino superior, mas também as pessoas que já tenham certa experiência no mercado de trabalho.

Por outro lado muitos jovens acreditam que para conquistar a primeira ocupação no mercado, é necessário experiência por mais que sejam qualificados; e para provar isso para as empresas é necessário que já tenham tido um emprego antes. Mas é ai que alguns jovens perguntam: “como adquirir experiência se não consigo o primeiro emprego?”, devido a isso podemos disser que o primeiro emprego é à base dos contatos da vida profissional.


· Bom! Como tínhamos falado, fomos buscar informações com varias pessoas, onde queríamos saber o que pensavam sobre a importância do primeiro emprego, devido a isso gravamos uma entrevista com a coordenadora do SENAI; Tijucas – SC, afim nos auxiliar na produção do texto




Estagio


O modelo mais tradicional é o estagio, muitas empresas consideram como experiência profissional a atividade que o estagiário teve. Assim podemos dizer que o estagio é uma experiência única na vida do jovem, principalmente para quem nunca trabalhou, proporcionando ao estagiário colocar tudo que aprendeu na pratica, sobre os assuntos que antes só conhecia nos livros. Assim ele um profissional treinado a um custo relativamente menor, onde depois de sua formação ele já conhece bem a metodologia da empresa, e com isso terá vantagens em relação aos profissionais que não passaram por esse processo.

Assim podemos concluir que: “o estagio é o momento do jovem entrar em cena e pôr na prática tudo que vinha ensaiando fora dos palcos há algum tempo”. Esta metáfora utilizada pela psicóloga do instituto brasileiro Pró – Educação e trabalho (Isbet), Sônia Teixeira.



Vídeo you tube
emprego de A a Z com
Max Gehringer


Entrevista de emprego


A entrevista de emprego talvez seja uma das coisas mais difíceis para os jovens atualmente, pois dizem que muitas vezes o nervosismo toma conta, e que o entrevistado comete muitos erros; sendo assim fica aquela típica pergunta: como se preparar para uma entrevista de emprego?

Atualmente, sempre há um perfil profissional esperado pelo entrevistador, sendo suas características pessoais mais procuradas como: objetivos profissionais e de vida definidos, alta motivação; iniciativa; responsabilidade; dedicação, ambição; capacidade de aprender; capacidade de trabalho em equipe e ser voltado para resultados.

Além dessas varias características pessoais, não devemos esquecer vários outros pontos importantes:

· Deixar transparecer nossa busca de realização profissional e pessoal.

· Ser ponderado e prudente, onde significa ouvir e pensar antes de falar


Erros que nenhum entrevistador suporta:


· Atrasar ou faltar à entrevista;

· Falar mal do ex-chefe ou da empresa anterior

· Comunicação muito coloquial com excesso de gírias

· Candidatos que criticam quanto ao horário de trabalho, e que reclamam de seu salário baseado em suas necessidades financeiras pessoais

Devido a isso, há sempre atitudes que ajudam a conquistar o entrevistador, onde o entrevistado deve saber ouvir e evitar respostas fechadas como “sim” ou “não”, onde deve – se elaborar um pouco sobre a pergunta e também mostrar interesse pela empresa e pela vaga oferecida, mostrando disponibilidade e flexibilidade para participar das próximas etapas da seleção.



Vídeo you tube
emprego de A a Z com
Max Gehringer


Currículo


É a porta de entrada para uma nova rotina de vida, sendo assim, um resumo profissional bem feito proporciona principalmente aos jovens, maiores chances de começar no mercado de trabalho.

Na maioria das vezes os currículos apresentam vários erros relacionados ao excesso de: experiências narradas, inovação gráfica, numero de documentos. Sendo assim para apresentar um bom currículo, alem do documento estar bem escrito, é necessário garantir a apresentação de informações fáceis de serem analisadas.

Quando listar as experiências profissionais, é indicado citar as ultimas três ou quatro empresas que trabalhou nos últimos 10 anos. Devido a isso veja algumas das principais características de um currículo:

· Descrever atividades voluntarias e acadêmicas como experiência

· Deixar clara a área que pretende se candidatar

· Evitar apontar mais que um cargo

· Simplifique o objetivo e vá direto ao assunto

· Não colocar pretensão salarial

· Os cursos complementares tem de ter a carga horária

· Indicar o período que permaneceu nas empresas

· Currículo não pode ser muito longo

· Estagiário precisa dizer ano e horário do curso



Vídeo you tube
emprego de A a Z com
Max Gehringer

1 Response to "Qual a importância do primeiro emprego?"

  1. cecilia lima says:
    4 de agosto de 2010 às 07:33

    é isso ai meninos..é correndo atras dos objetivos da gente
    que conquistamos o respeito e o reconhecimentos das pessoas
    lutem corram atrÁs....mais assim do jeito que vocês estão fazendo,sem passar por cima de ninguem.vocês podem nâo ser os primeiros...mais concerteza que participar dessa competiçâo fez vocês crescerem mais para a vida...parabéns e continuem assim...lutando, buscando.a cima de tudo respeitando todo mundo...valeuuuuuuu

Postar um comentário